terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Cartografia

A cartografia é a arte de construir um mapa para conhecimento dos limites dos territórios, baseiam-se na aquisição de dado relativos a uma determinada área terrestre.
Inicialmente a cartografia era usada para fins militares e para representar factos do quotidiano (como caçadas, rituais, usos e costumes) dos diferentes povos e a evolução dos mapas ao longo do tempo como iremos verificar de seguida.

Mapa de Ga-Sur
->  É conhecido como o mapa mais antigo que se conhece e terá sido encontrado na babilónia em 2800 a.c. e terá sido feito sob uma tablete de argila cozida

 
Mapa de Ga-Sur

 Gregos

-> Considerados como os maiores cartógrafos da antiguidade, deixando na história importantes contribuições como o “calculo da circunferência” e a criação das coordenadas geográficas.

 
 Mapa da antiga Grécia

Império Romano

->  Os agrimensores romanos desempenham também um papel fundamental para os levantamentos topográficos para a execução de grandes obras de engenharia.

 
Mapa do império romano

Idade média

->  Nesta época o mundo encontrava-se sob um forte domínio eclesiástico, devido a este domínio os mapas produzidos são chamados por mapas de T-O, no qual o T é composto pelas águas que separam os continentes dentro de um O (que era forma que o mundo teria)

 
Mapa T-O

Descobrimento

->  Desenvolvimentos pelos cartógrafos e navegadores portugueses provocando uma grande produção de mapas evidenciando os contornos dos continentes. Esta época também ficou marcada pelo uso de instrumentos como como a Bússola, Sextante, Astrolábio e claro pelos mapas de Cantino. O Mercator que também marcou muito esta época criou um modo de representação das coordenadas, "O mapa de Mercator"

 
Mapa de Cantino (1503)

   
Bússola                      Astrolábio                        Sextante

File:Mercator World Map.jpg
Mapa de Mercator

Do séc. XVII (revolução industrial) ao séc. XX

-> Com a evolução tecnológica como o aparecimento dos computadores terá provocado uma profunda revolução na forma de processar e representar os dados geográficos adquiridos principalmente com a introdução de novos métodos como a fotografia aérea ou Aerofotografia, bem como a detecção remota ou sensoriamento remoto.

  
Fotografia aérea (Aerofotografia)              Detecção remota (Sensoriamento remoto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário