sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

A medida do tempo

Na medida do tempo temos dois tipos de datações, absoluta e relativa, e dois tipos de “relógios” sedimentológicos e paleontológicos. No caso dos relógios sedimentológicos, a datação relativa é conhecida como litostratigrafia, que é o estudo das relativamente á sua génese, forma geométrica, composição litológica e relações entre estratos.

                Para fazer este tipo de datação é necessário recorrer a um conjunto de princípios litostratigráficos:

-Princípio de Horizontalidade – a acumulação de sedimentos ocorre na horizontal ou muito próximo desta.



-Princípio da Intersecção –-Apenas se aplica em caso de o estrato em estudo ser afectado por um filão ou por uma falha.



-Princípio da Inclusão – Aplica-se quando uma rocha contém fragmentos de outras rochas. Neste caso os fragmentos incluídos nessa rocha são mais recentes que as rochas que os inclui.



-Princípio da Sobreposição – A deposição dos estratos ocorre por ordem cronológica. Ou seja, o estrato é mais recente que o seu muro e mais antigo que o seu tecto.



-Principio da continuidade lateral – embora o estrato se possa alongar por uma longa distância, esse estrato tem sempre a mesma idade.


Na datação absoluta dos relógios sedimentológicos existem os ciclos gelo-degelo. O tempo de duração é contado pela espessura dos padrões de varvito. No Verão o padrão é espesso e de cor clara pois os sedimentos mais finos depositam-se em lagos próximos dos glaciares. No Inverno a temperatura reduz e os sedimentos encontram-se congelados, assim os sedimentos ficam em suspensão tornando a água com uma cor escura.

Nos relógios paleontológicos a datação relativa é com base na biostratigrafia, ramo da estratigrafia que estuda a distribuição temporal dos fósseis, este ramo da estratigrafia baseia-se no principio da identidade paleontológica.

Fósseis de idade ou característicos - são fósseis que apresentam uma repartição geográfica muito grande, uma curta distribuição estratigráfica, viveram num curto período de tempo e grande abundância.


Biozona – Conjunto de estratos definidos e característicos com base nos fósseis que possuem.




 


Nos relógios paleontológicos a datação absoluta, temos dois tipos de métodos de estudo:
-Dendrocronologia – método de datação que usa os anéis de crescimento anual das árvores.

 

Magnetostratigrafia

Ramo da estratigrafia que estuda as propriedades magnéticas das rochas. Podendo esta rocha ter uma polaridade normal, se o norte magnético coincidir com o norte geográfico, ou polaridade inversa, caso o norte magnético coincide com o sul geográfico.


Aqui está representado a terra mas, com polaridade inversa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário